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Richard Branson: Poder das Pessoas – a Engrenagem de qualquer negócio 01/10/2010

Posted by Marco Del Giudice in empreendedor, Marketing.
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Fundador do Grupo Virgin fala como ele criou a cultura da empresa vencedora.
Por Richard Branson | 29 sets 2010

Boas pessoas são cruciais para sucesso dos negócios. Encontrá-los, gerenciá-los, inspirá-los e depois mantê-los estão entre os desafios mais importantes que um líder empresarial. Como você lida com essas questões muitas vezes determina o sucesso ao longo prazo e o crescimento do seu negócio.

O que é uma empresa, senão um conjunto de pessoas? Pegue uma companhia aérea – o Boeing 747 que voa é o mesmo que um rival 747. Os interiores são geralmente muito semelhantes, e muitas vezes há apenas uma ligeira diferença no entretenimento e alimentação. O que diferencia uma companhia das outras são a sua tripulação e sua atitude para com os passageiros. As nossas tripulações de Virgin Airlines estão sempre sorrindo, alegres e contentes em ajudar, o que leva os passageiros a quererem voar conosco novamente.

Não é nenhuma surpresa que a Virgin America, que voa nos Estados Unidos, constantemente leva os prêmios do setor de viagens pelo serviço e qualidade. Seus aviões são novos, com grande espaço interno e entretenimento, mas acima de tudo, o grande serviço de seus tripulantes é o que ganha muitos aplausos.

As pessoas são seus principais ativos. Na linha de frente do negócio, eles podem crescer ou quebrar uma empresa. Um verdadeiro sentido de orgulho no negócio faz toda a diferença, como sempre faço questão de lembrar os nossos gerentes e outros empresários.

O seu pessoal precisa ser bem conduzido. Um bom líder deve conhecer a equipe, suas forças e fraquezas; socializar e ouvir a equipe são fundamentais. Uma das principais razões para que as pessoas saiam de um emprego é que elas não são ouvidas. Sentem-se frustrados. Raramente é só sobre dinheiro.

Esteja ciente de que um mau líder pode destruir um negócio muito rapidamente. Nas empresas pequenas isto é facilmente aparente. Na minha ilha de Necker, no Caribe, tínhamos um gerente geral que tentou mudar a forma como as coisas eram feitas. Ele desencorajou a equipe de beber com os clientes. Isso azedou a atmosfera rapidamente. Nós tivemos que intervir para substituir o gerente e restaurar a moral do pessoal e do senso de confiança que a empresa tinha com a equipe, que havia sido quebrado.

Também começamos a alguns de nossos negócios mais bem-sucedidos após uma idéia de um de nossos membros. Virgin Blue, por exemplo, a nossa companhia aérea australiana, foi idéia de Brett Godfrey, que tinha trabalhado para a Virgin, em Bruxelas.

Ele veio até mim com seu plano de negócios em um descanso de cerveja – que mostrando o startup de uma companhia aérea de baixo custo na Austrália para competir com a Qantas e a Ansett no seu mercado doméstico. Nos últimos 10 anos Brett expandiu suas companhias aéreas Blue e as companhias “irmãs” para os Estados Unidos, Nova Zelândia, Tailândia e, em breve, a África do Sul.

Em outros casos, apoiávamos uma equipe de fora, especialmente quando nós ficávamos suficientemente impressionados por eles para lhes dar apoio através da marca Virgin e o espaço para ir construir o novo negócio. Virgin Active, a nossa cadeia de health club, é um bom exemplo. Mateus Bucknall e Frank Reed vieram a mim com a idéia de um clube de fitness and health, em 1999. Eles haviam criado e vendido de uma cadeia no Reino Unido na década de 1990 e queria fazê-lo novamente com a marca Virgin.

Gostamos da idéia e da equipa de gestão. Fizemos o lançamento no Reino Unido, e dentro de dois anos foi oferecida a oportunidade de resgatar uma cadeia no sul da África. A equipe do Active agarrou a oportunidade, e não olhamos para trás desde então. Temos mais de 90 clubes na África do Sul e mais 100 no Reino Unido, Itália, Espanha e Portugal.

A confiança é um aspecto-chave de qualquer negócio, mas como você lida com a pessoa que quebrou o elo de confiança pode também contribuir para o sucesso. Você está disposto a dar às pessoas uma segunda chance?

Quando eu estava no comando da Virgin Records, um membro da equipe de talento estava roubando e vendendo caixas de discos para as lojas locais de segunda mão. Não deu outra, liguei para esclarecer a situação. Ele admitiu que tudo. Ao invés de demiti-lo, dei-lhe uma severa advertência e uma segunda chance. Todo mundo faz besteiras, às vezes, eu disse a ele, e eu disse que esperava que ele aprendesse com seu erro e que deveria voltar a fazer o que ele faz de melhor – encontrar artistas. Ele seguiu em frente a descobriu Culture Club, um dos nossos artistas mais vendidos de 1980.

Nós todos escorregamos em algum momento de nossas carreiras. Eu escorreguei. Quando eu era apenas um adolescente, que entrou em choque com os costumes e as imposições especiais do consumismo, eu tentei trazer os discos para o Reino Unido. Foi me dada uma multa, além de uma segunda chance e tenho tentado fazer melhor as coisas desde então. Acho que isso me fez aceitar e perdoar os erros das pessoas.

Assim, muitas empresas comparam-se a unidades familiares cuja palavra é extremamente utilizada nos negócios modernos. No entanto, eu realmente acredito que o senso de espírito familiar e o de pertencer a algo maior foram o que mantiveram a Virgin nesses 40 anos.

Quando o negócio foi menor, tivemos festas lendárias na minha casa perto de Oxford, na Inglaterra. Montamos um parque de diversões com barracas cheias de entretenimento para o pessoal. À medida que crescia, a festa se transformou em duas festas e, logo, houve festas de fim de semana apenas para se certificar que todos foram convidados. Ao final, as festas ficaram muito longas, e os vizinhos reclamaram e tivemos que parar.

Mas nós tínhamos estabelecido a cultura – uma construída em torno de pessoas. As pessoas são a força vital de qualquer empresa, elas precisam ser cuidadas e celebradas constantemente.

Fonte: http://www.entrepreneur.com

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Comentários»

1. Como Economizar Dinheiro - 09/01/2013

Richard Branson é uma inspiração para qualquer aspirante a empreendedor.

2. 1001cupomdedescontos - 11/04/2014

Otimo articulo, super bem escrito. Eu uso site de cupons e o veu preferido e sem duvida o cupom de desconto


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